A HISTÓRIA DA INTERNET
Em 1969
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos. Chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história. Essa rede pertencia ao Departamento de Defesa norte-americano.
Em 1971
Em 1971, a internet já estava se desenvolvendo, nesse mesmo ano 15 pontos de rede (conexão de rede via cabo) foram desenvolvidos, assim, como o NCP (programa de controle de rede, que fornecia camadas intermediárias de protocolos de execução) que permitia uma troca complexa de arquivos, fotos e etc.
Curiosidade: Foi criado também o email, e o @, os emoticons, eram uma forma de facilitar expressões; sentimentos; em comunicações virtuais, e surgiu também o 1° vírus de computador, The Creeper.
Em 1973
Já em 1973, 30 instituições estão conectadas a Arpanet (primeira rede de computadores, construída em 1969, construída com o objetivo de interesse militar).
Kohn e Cerf começaram a projetar um protocolo de conexão, que seria uma conexão de rede a rede, que permitiria a comunicação direta entre eles. E foi realizada a primeira conexão intercontinental entre EUA e Noruega.
Em 1983
No dia 01/01/1983, Arpanet oficialmente muda o protocolo INCP/IP para a TCP/IP e um novo marco zero da internet. Os responsáveis Robert Kabn e Vint Ceft, colocam seus nomes na história da tecnologia de vez.
No ano seguinte, a rede é separada em duas. Parte para comunicação e troca de arquivos militares, Milnet é a parte civil e científica ainda chamada de Arpanet. Estava claro que sozinha ela não iria sobreviver.
Em 1983, já estava mais estabelecida como uma tecnologia de comunicação entre pesquisadores e desenvolvedores, mas o nome só começou a ser usado no fim da década, quando as Nets começaram a formar uma só estrutura. Aos poucos, ela sairia das universidades e começaria a ser adotada pelo mundo corporativo e por último pelo mundo consumidor.


Comentários
Postar um comentário